Hotel Canoeiros Hotel Canoeiros 40 Anos
  • Um pouco da história de Pirapora Open or Close

    Em 3 de abril de 1847 é criado o distrito de Pirapora. Em 14 de maio de 1853 o município é anexado ao distrito de Curvelo, com o nome de São Gonçalo de Pirapora e população de 70 pessoas, em 15 casinhas cobertas de capim ou palha de coqueiro. Eram famílias que subsistiam exclusivamente da pesca.
    Em 30 de agosto de 1911, a lei estadual 556 cria o município de Pirapora, instalado oficialmente em 1º de Junho de 1912, data, portanto, de comemoração do seu aniversário.
    FORMADA PELOS ÍNDIOS - À época da exploração da costa brasileira, os índios cariris, perseguidos pelos colonizadores europeus, se deslocaram de suas terras, em Santana dos Cariris, no Estado do Ceará. Percorreram enorme distância até chegarem às margens das cachoeiras de Pirapora, as primeiras cachoeiras após sua nascente, onde surgiu a principal taba indígena. Este local recebeu o nome de Pirá (peixe) Poré (salto), na língua tupi-guarani, “Salto do Peixe”.
    Hoje com 103 anos, Pirapora tem cerca de 60.000 habitantes instalados nos seus 581 km2 de área, a 340 km de Belo Horizonte, 530 de Brasília, 867 km de São Paulo e 783 do Rio de Janeiro. É uma das cidades com maior potencial turístico em todo o Estado de Minas Gerais.
    Cortada pelo Rio São Francisco, com clima quente e temperatura média acima dos 23ºC, em verdadeiro clima de praia, Pirapora possui inúmeros atrativos turísticos.

    Um pouco da historia de Pirapora

  • Ponte Marechal Hermes Open or Close

    Inaugurada em novembro de 1922, um verdadeiro cartão postal da cidade, com 694 metros de extensão sobre o Rio São Francisco. Liga Pirapora à vizinha cidade de Buritizeiro. Em estilo rústico, com toda sua estrutura em aço e laterais com piso em madeira, foi fabricada na Bélgica. Até o final da década de 60, a ponte foi utilizada para o transporte ferroviário de tecidos, querosene e outros produtos manufaturados até Pirapora, levando de volta algodão e outros produtos agrícolas aqui produzidos, além de proporcionar ao visitante uma belíssima vista do Rio São Francisco. Foi a primeira ponte do gênero construída sobre o Rio São Francisco.

    Ponte Mareshal Hermes1

  • Centro de Convenções Open or Close

    Localizado às margens do Rio São Francisco, no centro da cidade, próximo ao centro comercial, bancos, hotéis, bares e restaurantes, o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira é o único e mais moderno centro de convenções do norte mineiro. Tem auditório climatizado com capacidade para 1.000 pessoas, dois salões com capacidade para 200 pessoas, área de pilotis e amplo estacionamento.

     Centro de convencoes

  • O carnaval, as festas e o artesanato Open or Close

    O calendário festivo proporciona prazer e diversão para todos os gostos. O Encontro Nacional de Motociclistas, o Forrozando, o carnaval, o folclore, a Festa do Sol e vários outros eventos movimentam o turismo o ano inteiro em Pirapora.

    Organizados cuidadosamente, os eventos atraem, inclusive, turistas internacionais.

    O artesanato local, muito rico e variado, tem acabamento impecável, garantindo a Pirapora um lugar de destaque no cenário nacional.

    Carrancas e vários outros suveniers que ajudam a contar histórias e estórias são produzidos e oferecidos na Casa dos Artesãos, uma associação organizada que garante a continuidade do artesanato familiar.

    O carnaval festas artesanato

  • As mais belas cachoeiras Open or Close

    Localizadas na cidade vizinha de Buritizeiro, à margem esquerda do Rio São Francisco e ligada a Pirapora pela Ponte Marechal Hermes, as belas cachoeiras são uma atração à parte.

    Belas quedas d'água, com paisagens deslumbrantes.

    As cachoeiras podem ser visitadas facilmente, atraindo, constantemente, grupos de jovens, adultos e famílias.

    Pode-se chegar até elas através de uma boa caminhada por trilhas, de bicicleta, moto ou carro.

    Visite Pirapora e não se esqueça de conhecer as cachoeiras de Buritizeiro, sem dúvida, uma opção que deve ser desfrutada por todos.

    As mais belas cachoeiras

  • A pesca e os esportes Open or Close

    Pirapora é dotada de estrutura natural para o lazer. O rio São Francisco é um palco de esportes radicais. Esportes como o bicicross, o motocross, o rafting, o vôlei de praia, o futebol de areia e a pesca são excelentes opções de lazer e diversão. Competições de nível nacional são realizadas periodicamente e atraem praticantes de todo o Brasil.

    As corredeiras do São Francisco e o clima praiano de Pirapora favorecem os esportes. A pesca amadora é outra encantadora opção de lazer. Praticantes de todas as idades podem desfrutar de lugares especiais para a pesca, passeios de barcos e lanchas e saborear o peixe às margens do imponente Rio São Francisco.

    A pesca esportes

  • Balneário das Duchas e Praia Open or Close

    Localizadas no centro e ao longo das Avenidas Salmeron e São Francisco, próximas aos bares e restaurantes, a praia e o Balneário de Pirapora proporcionam ao turista um refrescante banho nas águas do Velho Chico, com corredeiras nas pedras, e duchas com deliciosos jatos d’água e Praia do Areão (sazonais, após o período das enchentes) para a prática de esportes de areia (futevôlei – vôlei de praia, peteca, futebol de areia, canoagem, rafting, etc).

    Balneário duchas praia

.